Hoje em dia, é praticamente impossível dissociar o uso da tecnologia das operações empresariais, principalmente porque ela promove o aumento na produtividade, com custos operacionais mais eficientes; facilita a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados mais precisos e permite a expansão de negócios para novos mercados, dentre outras vantagens.
Apesar dos inúmeros benefícios, a era digital trouxe também uma série de desafios, especialmente em relação à segurança de dados e informações. Basta uma rápida busca na internet para constatar as alarmantes estatísticas sobre ataques cibernéticos nos últimos anos, especialmente após 2019.
Os crimes cibernéticos estão cada vez mais sofisticados, atingindo empresas no mundo todo, com o objetivo principal de exigir alguma espécie de pagamento em troca do desbloqueio de dados. Em todos os casos, as vítimas acabam enfrentando sérios impactos financeiros, principalmente em razão de paralisação operacional, gastos com especialistas, queda na vantagem competitiva e até mesmo perda de clientes.
Para lidar com esses desafios, em 27 de dezembro de 2023 foi instituída a Política Nacional de Cibersegurança – PNCiber, por meio do Decreto Presidencial nº 11.856, com o objetivo principal de criar uma estrutura ampla para promover a segurança cibernética no país, englobando empresas públicas e privadas no combate às ameaças cibernéticas. A PNCiber utilizará a “Estratégia Nacional de Cibersegurança” e o “Plano Nacional de Cibersegurança” como instrumentos para orientar a atividade de segurança cibernética no País.
Neste caso, para atender à PNCiber, as empresas deverão, de um modo geral, implementar medidas técnicas e administrativas contra violação de dados; investir em programas d conscientização e treinamentos internos sobre segurança de dados e informações em meio digital, além de se adequar a novos padrões e/ou requisitos de segurança estabelecidos por lei, entre outros.
Investir em conformidade e segurança cibernética não é apenas uma obrigação legal. É uma estratégia inteligente para proteger o negócio, ganhar a confiança dos clientes e garantir operações contínuas.
O escritório EMERENCIANO, BAGGIO & ASSOCIADOS – ADVOGADOS se coloca disposição para esclarecer quaisquer dúvidas caso queira saber mais sobre o tema e como ele pode impactar seus negócios. Bem como para assessorar a sua empresa na adequação à legislação vigente sobre privacidade e proteção de dados, bem como segurança da informação.
Este conteúdo possui caráter meramente informativo, não consistindo em qualquer tipo de consultoria, recomendação ou orientação técnica e/ou legal para casos concretos a respeito dos temas aqui abordados.